Pular para o conteúdo

Setnews

Acompanhe as cotações em tempo real. Para mais informações acesse o BACEN
Início » Transporte clandestino é tema do programa Caminhos da Reportagem de hoje (24) na TV Brasil

Transporte clandestino é tema do programa Caminhos da Reportagem de hoje (24) na TV Brasil

Reprodução / Agência Brasil – © Frame TV Brasil

“Transporte: falta mobilidade, sobra pirataria” é o tema do episódio inédito do Caminhos da Reportagem. A atração jornalística da emissora pública vai ao ar hoje (24), às 23h, na TV Brasil.

Trajetos longos ou curtos, em áreas urbanas ou rurais: o transporte clandestino está presente em todos eles, uma situação irregular que já faz parte do dia a dia do país. Essa irregularidade acaba sendo aceita socialmente por grande parte da população, seja pela dificuldade de acesso a transporte público em alguns locais, seja pela economia quando comparada ao preço das passagens legalizadas.

Em 2023, um ônibus clandestino capotou na BR-070, matando cinco pessoas. Momentos antes, o veículo havia sido parado por agentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), quando foi constatado que era irregular. O ônibus estava sendo escoltado até a rodoviária mais próxima, para deixar os passageiros. Mas o motorista tentou escapar: acelerou e, com a pista molhada pela chuva e os pneus carecas, perdeu o controle.

Também em 2023, um ônibus pirata com torcedores do Corinthians capotou na Rodovia Fernão Dias, próximo a Belo Horizonte, matando sete pessoas e ferindo 30. Uma das vítimas foi Hamilton Rogério dos Santos. A irmã dele, Andrea Cristina dos Santos, conta que a torcida sempre contratava a mesma empresa, que era regularizada. “Justo nesse dia, eles cancelaram porque o pessoal de São José dos Campos pediu para ir num carro só”. Então, uma empresa irregular foi contratada. O acidente foi causado por uma falha na frenagem por má manutenção, além de outras irregularidades.

Os ônibus interestaduais clandestinos circulam com mais frequência do que se imagina. A equipe do Caminhos da Reportagem acompanhou uma operação da ANTT na BR-153, que liga o Norte ao Sul do país. Em apenas uma manhã, cinco veículos que faziam o transporte pirata foram apreendidos pela ANTT e quatro pela Agência Goiana de Regulação (AGR). Em um dos ônibus clandestino, o veículo levava 36 cubanos, que haviam embarcado em Belém, no Pará.

Para David Duarte Lima, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito (IST), é preciso não só combater o transporte clandestino no país, mas dar alternativas para a população. “Transporte de qualidade precisa ter pontualidade, segurança, preço razoável, conforto e fluidez”, afirma. “É possível ter um transporte bom para todos”.

Sobre o programa:

Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador a uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

No ar há mais de uma década, o programa é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada um.

Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela tela da emissora pública.

Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.

Exibido às segundas, às 23h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo na madrugada de terça, às 4h30. A produção disponibiliza as edições especiais no site do programa e no YouTube da emissora. As matérias anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site da TV Brasil Play.

*As informações são da Agência Brasil.