Mais de 500 colaboradores do Grupo JCA já puderam concluir o ensino fundamental e médio após serem aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) desde a criação do programa “JCA Educa”. A iniciativa custeia cursos preparatórios on-line, contendo materiais teóricos por área de conhecimento, aulas ao vivo e simulados para que os profissionais inscritos para realizar a prova cheguem prontos para o grande dia.
Ao mesmo tempo em que podem celebrar a conclusão do ensino regular também se tornam aptos a participar de outra iniciativa, o “Prata da Casa”, que os apoia no ingresso e conclusão do ensino superior. Nele, quase 200 funcionários se formaram, sendo que muitos deles o utilizaram para alçar a novas posições dentro da própria empresa. Se somados, os programas “JCA Educa” e o “Prata da Casa” já impactaram positivamente a vida de mais de 700 colaboradores do Grupo JCA, detentor de grandes marcas do setor rodoviário, com a Auto Viação 1001, Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão e Expresso do Sul.
Simone Poubel, gerente de Recursos Humanos do Grupo JCA, revela que na prática o programa se mostra muito ainda mais benéfico para a empresa do que apenas para os profissionais, pois dá a oportunidade de aprimorar, desenvolver e reter talentos. “A partir deles vemos carreiras serem construídas, promovendo esses colaboradores para posições que estejam mais de acordo com seu atual momento acadêmico. Nossa intenção é que aqueles que não puderam concluir o ensino básico e chegaram lá por meio do JCA Educa não parem por aí, e já se engajem no Prata da Casa para que esse ciclo virtuoso de estudos não pare.”
Embarcando em novas oportunidades
Fabiano Alves, atualmente Supervisor Operacional da Auto Viação Catarinense, ingressou no Grupo JCA em 2011 no cargo de cobrador. A partir do lançamento do “Prata da Casa” e incentivado pelo seu líder direto, realizou o sonho de ingressar na universidade, mesmo em um período tão desafiador. “Concluí minha graduação em Logística no meio da pandemia, com todo aquele processo de aulas se tornando on-line, apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) totalmente à distância, enfim. O incentivo de meus familiares e colegas foi fundamental para que eu concretizasse esse objetivo. Me senti ainda mais valorizado, pois meses após a minha formatura recebi a proposta para me tornar supervisor”, conta.
Alexandre Nogueira chegou à JCA em 2008, coincidentemente também como cobrador, só que em Niterói, na garagem da Auto Viação 1001. Ingressou no “Prata da Casa” e, durante a graduação em Administração, foi transferido para o corporativo como Assistente Administrativo. Quando concluiu o curso, foi promovido ao cargo de Analista de Planejamento e foi galgando sua trajetória profissional dentro do Grupo JCA, chegando à posição de Gerente de Controladoria, posição em que está atualmente.
Como funcionam os programas
O “Prata da Casa” surgiu primeiro, em 2012, como uma estratégia de a empresa identificar, desenvolver e acompanhar colaboradores com potencial para ocuparem novas posições dentro do organograma do Grupo JCA. Os processos seletivos para ingressar no programa ocorrem anualmente e os aprovados são contemplados em duas chamadas – primeiro ou segundo semestre – e recebem uma bolsa auxílio para contribuir com o custeio de suas graduações. Além disso, se tornam integrantes de fóruns de desenvolvimento profissional, elaborados pelo time de RH, focados no aconselhamento de carreira. Os quase 200 colaboradores já contemplados pela iniciativa se formaram em cursos conectados a possíveis progressões de cargo na empresa, tais como Administração, Marketing, Logística, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, entre outros.
O “JCA Educa” surgiu depois, em 2018, mas com impactos significativos e sentidos rapidamente. Em 2023, 78 colaboradores receberam o certificado de conclusão da educação básica. Em 2024, já há 203 profissionais inseridos no programa, se preparando para a avaliação deste ano. Isso quer dizer que até o fim do ano, esse pode ser o quantitativo de colaboradores elegíveis a já migrarem para o “Prata da Casa. De 2018 para cá, 523 funcionários participaram da iniciativa.
*As informações são da assessoria de comunicação do grupo JCA.