O Governo do Estado de São Paulo lançou, no início deste mês, uma plataforma digital com a finalidade de conectar representantes da cadeia de suprimentos do biometano e interessados em desenvolver projetos de descarbonização.
O aplicativo intitulado Conecta Biometano SP foi formulado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A plataforma, que já está aberta a cadastros, tem o objetivo de ajudar empresas e gestores públicos a encontrarem possíveis fornecedores e parceiros para projetos de transição energética com o uso de biometano.
O combustível é uma das apostas em São Paulo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, principalmente porque o Estado é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, cuja vinhaça é usada como matéria-prima para fabricação do biometano. Limpo e renovável, essa uma das opções considerada mais viáveis para a descarbonização dos transportes pesados nos próximos anos, incluindo o setor de ônibus.
O lançamento da Conecta Biometano SP aconteceu durante o Workshop Biometano SP, organizado por Semil, SDE, SAA e InvestSP e que reuniu, em São Paulo, diversos representantes dos setores público e privado interessados no tema da transição energética.
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).
O app já está disponível para download. Para acessar, clique aqui.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo.