Pular para o conteúdo

Setnews

Acompanhe as cotações em tempo real. Para mais informações acesse o BACEN
Início » Ônibus é o transporte favorito dos viajantes brasileiros, segundo pesquisa do Google apresentada pela ClickBus

Ônibus é o transporte favorito dos viajantes brasileiros, segundo pesquisa do Google apresentada pela ClickBus

Estudo apresentado em evento da ClickBus, mostrou o ônibus como o queridinho da maioria (74%) dos viajantes brasileiros no último ano

Phillip Klien, CEO ClickBus
Foto: Gladstone Campos

O Brasil vive o ápice do turismo pós-pandemia, com os brasileiros cada vez mais interessados em explorar o país – em especial, por terra. Segundo dados internos do Google, as buscas por turismo tiveram uma alta de 35% entre 2019 e 2024. E, no coração dessa tendência, está o ônibus: de acordo com a nova pesquisado Google encomendada à Offerwise e apresentada pela ClickBus, o ônibus é o meio de transporte favorito da maioria (74%) dos brasileiros para viajar, superando o carro próprio (44%) e o avião (32%).

Apesar de permear todas as faixas etárias e classes sociais, segundo o estudo, as viagens de ônibus são ainda mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos. Além disso, para os trajetos de até 100km, o aumento das buscas por viagens de ônibus foi de 28% entre 2019 e 2023.

 E, mesmo para quem acaba optando por outro meio de transporte, o ônibus sempre é considerado. De acordo com a pesquisa do Google, antes de decidir por viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus; o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.

 Fidelidade e frequência nas viagens

O estudo também revelou que cerca de metade (49%) dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio, além de que 45% dos adultos jovens viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. A classe AB também demonstra uma alta frequência de viagens de ônibus, com mais de 60% utilizando o transporte para viajar no mínimo quatro vezes ao ano.

 Mais da metade (61%) dos viajantes brasileiros declarou comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa (13%) comprando no próprio dia, destacando a comodidade de encontrar passagens disponíveis a qualquer momento como um ponto positivo. “Esse comportamento reflete o quão prático e acessível é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora sem grandes complicações”, comenta Daiane Dunka, Head da Indústria de Varejo no Google Brasil. O ônibus está se consolidando cada vez mais como uma alternativa sólida para as viagens dos brasileiros, especialmente em situações onde a velocidade do transporte aéreo não é uma prioridade, completa Dunka.

Para Phillip Klien, CEO da ClickBus, os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor, além de ajudar a aprimorar a experiência dos passageiros na aquisição dos bilhetes: “Os dados apresentados hoje pelo Google reforçaram a força do modal. Por sermos uma empresa de tecnologia líder do mercado e utilizarmos pesquisas e dados que também levantamos em nosso dia a dia, complementamos com informações que mostram como o comércio digital de passagens é uma tendência crescente, onde entre 30% e 35% das compras já ocorrem online. A Clickbus comercializa mais de R$2 Bilhões de passagens ao ano e, dentro deste cenário, vemos o enorme potencial do setor, uma vez que o mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia, e sempre buscando inovação através de tecnologia”.

As principais vantagens

Os brasileiros que viajam de ônibus destacam a comodidade e o custo-benefício como os principais atrativos. Não ter que dirigir (39%), poder dormir durante a viagem (34%) e viajar com um profissional ao volante (32%) são alguns dos pontos positivos citados pelos viajantes. Além disso, o ônibus é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos entrevistados afirmando essa percepção.

O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando (34%) e banheiros limpos (28%) sendo fatores determinantes para uma viagem agradável. Quando se trata de segurança, 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção dos veículos como principal aspecto de confiança.

Além disso, o aumento das viagens de ônibus está alinhado ao crescimento das viagens para o interior do Brasil, que registraram um salto de 146% entre 2019 e 2023. Hoje, 89% das viagens realizadas no país têm como destino cidades do interior. Essa tendência reflete o desejo dos brasileiros de explorar destinos menos convencionais e mais tranquilos, longe das capitais e das praias.

Crescimento no interesse em pacotes de viagem e hospedagem

Outro fator que impulsiona o interesse por viagens de ônibus é a possibilidade de pacotes combinados com hospedagem. Cerca de 81% dos viajantes de ônibus afirmaram que têm interesse em obter descontos em hospedagem ao adquirir suas passagens, enquanto 83% demonstram interesse em pacotes com condições especiais.

Daiane Dunka sintetiza o sentimento dos viajantes. “Com um crescimento expressivo nas buscas e na preferência dos viajantes, o ônibus se consolida como o “coringa” do turismo brasileiro, oferecendo uma alternativa viável, econômica e acessível. Seja para viagens de lazer, negócios ou para explorar qualquer parte do Brasil, o ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade”, finaliza.