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Pesquisa do Metrô de São Paulo revela o novo cenário dos ônibus na Região Metropolitana

Imagem -Reprodução: Relatório da Pesquisa OD2023
(https://www.metro.sp.gov.br/pesquisa-od/)

A Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô de São Paulo mostra mudanças na mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo após a pandemia de Covid-19. O estudo identificou uma redução de 15,1% no volume total de viagens diárias em comparação a 2017, sendo o transporte por ônibus o mais afetado.

No total, as viagens passaram de 42 milhões para 35,6 milhões por dia. Em média, o transporte público teve perda de 3 milhões de viagens por dia, um reflexo da pandemia nos hábitos de deslocamento.

Apesar de perder 2,6 milhões de viagens por dia entre 2017 e 2023, o transporte por ônibus continua sendo um dos principais meios de transporte na RMSP, representando 22,5% das viagens diárias motorizadas. A queda se deve, em grande parte, ao crescimento de alternativas como táxis por aplicativo e motocicletas, que ganharam força no período.

73,9% das viagens de ônibus são realizadas sem transferência, ou seja, grande parte dos deslocamentos acontecem em rotas diretas. Nas viagens com múltiplos trechos e transferências, cerca de 26,5% envolvem uma transferência, enquanto 9,7% incluem duas transferências. As transferências mais comuns acontecem entre ônibus e metrô, especialmente nas sub-regiões Centro e Sudeste.

Em relação aos motivos de viagem, o trabalho é o principal fator, respondendo por 46,2% das viagens diárias em ônibus, seguido pela educação, com 36,2%, associado a deslocamentos rumo a escolas e universidades.

Perfil socioeconômico e demanda do transporte coletivo por ônibus

A mobilidade e a renda familiar apresentam uma correlação direta no uso do ônibus. Famílias de menor renda (até R$ 2.640) são as mais dependentes desse modal, que responde por 67,8% das viagens motorizadas, enquanto esse percentual cai para 20,2% na faixa de renda mais alta (acima de R$ 15.840). Entre 2017 e 2023, o número de viagens por ônibus diminuiu em todas as faixas de renda, com uma queda mais expressiva (31,6%) entre os passageiros que ganham de R$ 2.640 a R$ 5.280.

A análise regional da Pesquisa OD 2023 mostra variações no uso do ônibus nas diferentes sub-regiões da RMSP. O modal mantém uma presença forte em sub-regiões como o Centro e Nordeste, onde o transporte coletivo ainda predomina sobre o individual. Em números absolutos, as maiores demandas pelo modal estão no Leste, Sudeste e Centro, responsáveis, respectivamente, por 389 mil, 423 mil e 364 mil viagens diárias em 2023. No entanto, o modal perdeu espaço nas sub-regiões Sudoeste, Oeste e Sudeste, que registraram um crescimento mais acentuado do transporte individual. 

A pesquisa também aponta para o crescimento da demanda por serviços de transporte fretado e escolar dentro da modalidade. O transporte escolar cresceu 16,2% no período, enquanto o fretado mostrou avanços em várias sub-regiões da RMSP, especialmente em áreas mais afastadas do centro.

Adesão a outros modais de transporte

A Pesquisa OD 2023 evidencia a crescente diversificação de modais utilizados pela população. Enquanto o transporte coletivo tradicional perdeu passageiros, houve adesão a outros modais, impulsionada por mudanças nos hábitos pós-pandemia e pela busca por alternativas mais rápidas e personalizadas.

O transporte individual perdeu cerca de 116 mil viagens diárias, enquanto outros modais, como táxi e motocicleta, tiveram um aumento significativo na participação. O táxi por aplicativo, por exemplo, cresceu 137% entre 2017 e 2023.

O metrô e os trens metropolitanos, apesar de manterem seu papel estruturante no sistema de transporte coletivo, também sofreram quedas. As viagens de metrô diminuíram 19,6%, enquanto as viagens de trem caíram 13,3%.

O uso de modos não motorizados também passou por alterações. No período, houve ainda a expansão das viagens por bicicleta, que aumentaram 25% entre 2017 e 2023, embora ainda representem apenas 1,3% do total de viagens. Já as viagens a pé diminuíram 24,7%.