O município de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, é a segunda cidade do Estado a receber o selo do Movimento Cidade Verde, do Programa Despoluir.
Visando estimular o controle das emissões de poluentes em prol da melhoria da qualidade do ar, bem como o crescimento sustentável das empresas, o Despoluir – Programa Ambiental do Transporte, gerido no estado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP), lançou o Movimento Cidade Verde que tem o objetivo de estimular o controle das emissões de poluentes, promovendo a melhoria da qualidade do ar, bem como o crescimento sustentável das empresas operadoras. Em São José do Rio Preto foram vistoriados 100% dos ônibus das empresas Circular Santa Luzia, Pevê-Tur, Expresso Itamarati e Viação Cometa, com aprovação superior a 95%.
No ano de 2021, mesmo diante da pandemia da Covid- 19, foram aferidos 245 veículos, com apenas duas reprovações, comprovando, assim, o comprometimento das empesas e a qualidade dos veículos disponibilizados para a prestação dos serviços de transporte de passageiros.
O Selo Cidade Verde é uma forma de reconhecimento a municípios que conseguem aferir toda sua frota de transporte de passageiros e, desta forma, obter aprovação superior a 95%. “O objetivo é ampliar a abrangência e efetividade no diagnóstico da emissão de gases veiculares na atmosfera”, explica o consultor técnico do Programa, João Carlos Sanches Pereira. “Para isso, contamos com o comprometimento das prefeituras municipais e das empresas de transporte público por ônibus”.
A solenidade de entrega do selo Cidade Verde ao município de São José do Rio Preto aconteceu no dia 19 de novembro, com ampla participação das autoridades locais, entre elas o prefeito da cidade, Edinho Araújo, e o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes. Foram obedecidas todas as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.