
Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que o setor de logística e transporte no Brasil deverá oferecer mais de 150 mil vagas no país em 2025. No estado de São Paulo, as oportunidades são ofertadas por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Apenas em janeiro, foram mais de 6,9 mil possibilidades de empregos destinados à população.
O número de oportunidades no setor logístico também cresceu em 2024. De janeiro a dezembro do último ano, foram cerca de 88,7 mil vagas disponibilizadas por meio dos PATs. O crescimento foi de quase 38% se comparado ao mesmo período de 2023, que registrou cerca de 64 mil empregos divulgados na área para cargos de auxiliar de logística, analista em logística, supervisor em logística, gerente de logística e tecnólogo em logística de transporte.
“O setor de logística e transporte é fundamental para a economia e está em franca expansão. As novas tecnologias e o crescimento de serviços de e-commerce e marketplaces têm impulsionado essa área. Isso representa desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda, pois gera novas oportunidades de trabalho à população”, ressalta a coordenadora de operações da SDE, Mariana Rodrigues.
Sobre os PATs:
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) fazem parte uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Os PATs contam com mais de 200 unidades, presentes em todas as regiões do estado. Em 2024, os PATs ofertaram mais de 400 mil vagas de empregos.
*Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.