
O SEST SENAT lançou nesta terça-feira (20) um novo edital do programa Mais Motoristas. A iniciativa, que oferece formação gratuita para motoristas profissionais de todo o Brasil, é dedicada para empresas do setor de transporte, que poderão indicar candidatos para a mudança de categoria da CNH e para a capacitação profissional.
As inscrições vão de 30 de maio a 14 de junho de 2025, exclusivamente por meio de formulário online, no site do SEST SENAT (o edital já está disponível: clique aqui para acessar). O objetivo do programa é ampliar a oferta de motoristas qualificados, contribuindo para a geração de empregos, renda e mais segurança no trânsito. O SEST SENAT arca com os custos tanto da mudança de categoria da CNH quanto da formação profissional, realizada em sua Escola de Motoristas ou em cursos reconhecidos pela instituição.
O que o programa oferece?
O Mais Motoristas cobre a alteração da CNH nas seguintes situações:
- de “AB” ou “B” para “C”;
- de “AB”, “B”, “AC” ou “C” para “D”;
- de “C” ou “D” para “E”.
Os indicados também passam por capacitação gratuita voltada ao trabalho no transporte.
Quem pode participar?
As empresas interessadas precisam apenas atuar no setor de transporte e estar com o cadastro atualizado no SEST SENAT.
Após preencher e enviar o formulário de inscrição, as empresas selecionadas serão divulgadas em 20 de junho. A partir dessa data, deverão indicar seus candidatos em uma plataforma específica, conforme instruções enviadas por email.
Os profissionais indicados devem se cadastrar no Portal do Cliente SEST SENAT e enviar a documentação exigida.
O prazo para indicação e cadastro dos candidatos será de dez dias corridos após o recebimento da confirmação por email.
Sobre o programa:
Criado em 2023, o Mais Motoristas foi desenvolvido para enfrentar a falta de mão de obra qualificada no transporte. Na primeira edição, mais de 55 mil pessoas se inscreveram, com atividades realizadas em 86 unidades do SEST SENAT em todo o Brasil.
*Com informações do espaço de notícias do SEST SENAT.