
O setor automotivo começou 2025 com resultados positivos, especialmente no mercado de ônibus. O emplacamento de ônibus e caminhões registrou um crescimento expressivo de 55,5% em janeiro, comparado ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho reflete o aquecimento da demanda no mercado interno e a retomada do setor de transporte coletivo, impulsionada por investimentos em frotas mais modernas e sustentáveis.
A produção de ônibus e caminhões também registrou alta de 1,3%, alcançando o melhor resultado para um mês de janeiro nos últimos cinco anos. Segundo dados da ANFAVEA, o cenário favorável é resultado do aumento das vendas e do crescimento das exportações, que tiveram um salto de 52,3%, puxadas principalmente pela demanda da América do Sul, em especial da Argentina.
“Essa movimentação representa uma elevação de vendas no mercado interno somada ao aumento das exportações, que estimulou as empresas a manter o ritmo elevado de produção. Além disso, essa melhora colabora com a tendência da alta de empregos”, afirmou Márcio de Lima Leite, Presidente da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Para os próximos meses, a expectativa é de que o ritmo de crescimento se mantenha, impulsionado pela necessidade de renovação da frota urbana e rodoviária e pelo fortalecimento do mercado externo. A continuidade desse desempenho pode consolidar um novo ciclo de expansão para a indústria de ônibus no Brasil.
*Com informações da ANFAVEA.